1º Colóquio sobre HUMANIDADES MÉDICAS/FAMED-UFC/UNIFOR

Sábado, 26 de outubro/2013, das 8h30 às 15h30
Local: Auditório da SOCEP (Sociedade Cearense de Pediatria. Rua Maria Tomásia, 701. Aldeota. Fone: 3261-5849)
O I Colóquio sobre Humanidades Médicas é um evento organizado pelo Grupo HumanAmigos de Humanidades Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Participam também da iniciativa: o Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa da Infância do Departamento de Saúde Materno-Infantil-FAMED/UFC; o Projeto de Vivência da Relação Médico-Paciente (PROVIMP); o Núcleo de Desenvolvimento da Educação Médica (NUDEM); Instituto da Primeira Infância (IPREDE) e o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS).
Localize-se!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Você pode me ouvir, Doutor?


Da mesma forma que o amor tem a força de rejuvenescer e transformar o cotidiano num mágico cenário, a doença, ou a suspeita dela, tem o efeito de tirar o chão, transformando as alegrias em medo e insegurança. Nesse momento, é preciso acreditar na força da vida que parece esvair-se de repente. É quando o médico – com seu mítico poder de cura – passa a ter fundamental papel em nossas vidas. O Doutor de branco passa a ocupar um lugar mitológico, mágico, nunca antes perdido, mesmo ante um mundo altamente tecnológico que mantém todos distantes. Cadeiras afastadas, num mundo cercado pela pressa e ausência de relações pessoais quase não há mais tempo para o convívio humano, menos ainda para o tão importante e mítico convívio entre o médico e o paciente. O acolhimento, o humanismo, o cuidado com o outro que sofre parecem coisas ultrapassadas.

Você pode me ouvir, Doutor? é uma obra sensível, amorosa, que pretende lembrar ao médico, mediante cartas de outros profissionais, que a capacidade de curar começa com a capacidade de ouvir. Rubem Alves diz que a gente ama quem ouve bonito e que todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir.

Esta obra é um convite delicado, amoroso para profissionais da saúde, escrito por outros profissionais que viveram a experiência de que a cura começa na capacidade de ouvir e na disponibilidade interior de ser o intérprete das necessidades de quem está numa cadeira à sua frente. Esta obra propõe que se aproximem as cadeiras.

Os organizadores

João Macedo Coelho Filho e Álvaro Jorge Madeiro Leite
João Macedo  Coelho Filho possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1982-1988), Residência em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (1989-1990), Mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1994-1996), Visiting Fellowship em Geriatria pela Universidade de Oxford, Inglaterra (1998-1999), Especialista em Geriatria pela Associação Médica Brasileira/Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1998-2000). Atuou como revisor na base editorial do Grupo Cochrane de Demência, vinculado ao Departamento de Gerontologia Clínica da Universidade de Oxford (1988-1989). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC); Coordenador da Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará; Coordenador do Centro de Atenção ao Idoso do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC; Diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia do Ceará; Chefe do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará; Preceptor da Residência em Geriatria do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC. Foi editor-chefe (2007-2011) da revista "Geriatria & Gerontologia" da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-SBGG (2008-2011). Tem atuação na área clinica, na pesquisa e no ensino em nível de graduação e pós-graduação, exercendo a atividade de Docente do Mestrado em Saúde Pública da UFC e do Doutorado em Saúde Coletiva UFC/UECE. Possui interesse especial nos seguintes temas: serviços de saúde para o idoso; disfunção cognitiva e envelhecimento; medicamentos e idosos; epidemiologia do envelhecimento; educação médica.



Álvaro Jorge Madeiro Leite possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1982), Mestrado em Epidemiologia - Modalidade Epidemiologia Clínica pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1996) e Doutorado em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. É co-autor dos livros "Você pode me ouvir doutor? Cartas para quem escolheu ser médico" (junto a João Macedo Coelho Filho) e "Habilidades de Comunicação com Pacientes e Famílias" (junto a João Macedo Coelho Filho e Andrea Caprara). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade perinatal e neonatal, mortalidade infantil, doenças respiratórias da infância, desenvolvimento infantil e educação médica. Nos últimos tempos, vem dedicando-se a estudar o campo das Humanidades Médicas, o que significa um interesse amplo pelos conteúdos humanísticos que devem estar presentes nas estratégias de ensino-aprendizagem e nas conexões existentes entre o método clínico centrado no paciente e o ensino das habilidades de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário