1º Colóquio sobre HUMANIDADES MÉDICAS/FAMED-UFC/UNIFOR

Sábado, 26 de outubro/2013, das 8h30 às 15h30
Local: Auditório da SOCEP (Sociedade Cearense de Pediatria. Rua Maria Tomásia, 701. Aldeota. Fone: 3261-5849)
O I Colóquio sobre Humanidades Médicas é um evento organizado pelo Grupo HumanAmigos de Humanidades Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Participam também da iniciativa: o Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa da Infância do Departamento de Saúde Materno-Infantil-FAMED/UFC; o Projeto de Vivência da Relação Médico-Paciente (PROVIMP); o Núcleo de Desenvolvimento da Educação Médica (NUDEM); Instituto da Primeira Infância (IPREDE) e o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS).
Localize-se!

Convidados

CONFERENCISTAS DO 1º COLÓQUIO SOBRE HUMANIDADES MÉDICAS FAMED-UFC/UNIFOR


Álvaro Madeiro Leite - Pediatria - UFC
Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1982), Mestrado em Epidemiologia - Modalidade Epidemiologia Clínica pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1996) e Doutorado em Pediatria pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. É co-autor dos livros "Você pode me ouvir doutor? Cartas para quem escolheu ser médico" (junto a João Macedo Coelho Filho) e "Habilidades de Comunicação com Pacientes e Famílias" (junto a João Macedo Coelho Filho e Andrea Caprara). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade perinatal e neonatal, mortalidade infantil, doenças respiratórias da infância, desenvolvimento infantil e educação médica. Nos últimos tempos, vem dedicando-se a estudar o campo das Humanidades Médicas, o que significa um interesse amplo pelos conteúdos humanísticos que devem estar presentes nas estratégias de ensino-aprendizagem e nas conexões existentes entre o método clínico centrado no paciente e o ensino das habilidades de comunicação.

Emanuel Sarinho -  Alergia Pediátrica - UFPE
Coordenador da Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco ( UFPE) e Membro docente da Pós-Graduaçao em Saúde da Criança e do Adolescente da mesma Universidade onde é Coordenador da Disciplina de Pesquisa Clínica e Líder do Grupo de Pesquisas em Alergia e Imunologia Clinica da UFPE onde faz pesquisa integrada ao ensino e vinculando-a a assistênciae assim criou a Primeira Residência Médica em Alergia e Imunologia Clínica do Norte Nordeste do país . Possui Doutorado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) atualmente é revisor de vários periiódicos internacionais na área de alergia e imunologia e atualmente é Professor Associado 1. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Alergologia e Imunologia Clínica e Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: asma, atopia, BCG, rinite alérgica, dermatite atópica , alergia alimentar e Imunodeficências Primárias. É Vice-Coordenador da Residência Médica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco e sub-chefe do Departamento Materno-Infantil da UFPE. Foi criador da Disciplina de Alergia e Imunologia Clínica da UFPE bem como atualmente é Coordenador da Residência Médica em Alergia e Imunologia Clínica da UFPE Tem feito assessoria científica a vários periódicos nacionais (Jornal de Pediatria, Jornal de Pneumologia, Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia entre outros) e a periódicos Internacionais ( Pediatrics, Pediatric Allergy and Immunology, Allergologia et Immunopathologia, Acta Tropica, Experta Médica entre outros ). É membro da American Academy of Asthma, Allergy and Clinical Immunology. Publicou mais de 100 trabalhos em periódicos com peer review e indexados . Além disso, escreveu e organizou livro de alergia e imunologia e escreveu mais de 30 capítulos em livros. Orientou Doutores, Mestres e alunos de Iniciação Científica nos ultimos 3 anos. Atualmente orienta 2 doutores, 5 mestres e 2 alunos de iniciação científica. Realiza pesquisas que objetivam comprender o mecanismo etiopatogênico das alergias atuando no tema específico de asma, dermatite atópica, rinite alérgica e alergia alimentar e também faz atividades de Pesquisa Clínica em Alergia e Imunologia Clínica através do Centro de Pesquisas em Alergia e Imunologia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco . Atualmente em cooperação internacional com Dr Phillipe Cooper da Universidade de Liverpool que trabalha no campo da Universidade de Esmeralda no Equador iniciando projeto sobre condições ambientais e asma.

Ermelinda Ferreira - Letras - UFPE
Formada em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife e em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1986. Mestrado em Letras pela UFPE em 1990, Doutorado em Letras pela PUC-Rio/Universidade de Lisboa em 1998 e Pós-doutorado em Letras pela Universidade Nova de Lisboa em 2011, como bolsista da CAPES (Estágio Sênior). Professora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, Colaboradora do Instituto de Estudos sobre o Modernismo da Universidade Nova de Lisboa e do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Líder do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose e vice-líder do Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologias Educacionais da UFPE. Pesquisadora do CNPq.

Fernanda Coutinho -  Teoria  Literária - UFC
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Estadual do Ceará (1984), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1991) e doutorado em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (2004). Desde 1992, é professora efetiva do Departamento de Literatura da UFC. Coordena, atualmente, o grupo de pesquisa Ateliê de Literatura e Arte, que congrega estudantes de graduação e pós-graduação da UFC. No momento, é responsável pelo projeto de pesquisa intitulado Infância e Interculturalidade, o qual tem por objetivo refletir sobre a construção e desconstrução da noção de infância num movimento histórico-sócio-ideológico que se estende da racionalidade da Ilustração aos dias atuais, examinando a caracterização do mundo infantil face às matrizes comportamentais da época contemporânea. A pesquisa procura, dessa forma, verificar a presença da criança no texto literário encenando papéis sociais, que envolvem uma gama de situações em que a questão ética aflora de forma perceptível, dando margem à avaliação da postura da criança como agente criador de sua própria subjetividade e à comparação com experiências de vivências infantis de outros momentos históricos. O trabalho é operado em uma perspectiva interdisciplinar e comparatista, razão pela qual os discursos de outras literaturas, além da nossa, são chamados a compor o diálogo textual. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, história cultural, ficções do "eu", imaginário, afetos, sociologia dos costumes.Realizou estágio pós-doutoral na área de Literatura Comparada, junto à UFMG e à Université de la Sorbonne - Paris 4, sob a supervisão, respectivamente, das professoras Maria Ester Maciel de Oliveira Borges e Véronique Gély, enfocando o tema Crianças e Animais na obra de Graciliano Ramos. Atuou, de setembro/2009 a fevereiro/2010 como pesquisadora convidada do Centre de Recherche en Littérature Comparée, ligado à Universidade de Paris - Sorbonne - Paris 4. Entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011, esteve, como professora convidada, na Universidade de Colônia, consolidando a criação do Centro Cultural Rachel de Queiroz, e inaugurando suas atividades acadêmicas, por intermédio do Curso de Inverno Uma Rachel: quantas escritas - ficção, teatro, memória, histórias do dia a dia, que visou dar a conhecer a multiplicidade de facetas contidas na criação da escritora em foco.

Glória Diógenes -  Sociologia - UFC
Possui Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1980), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1998). É professora Associado III do Departamento de Ciências Sociais da UFC. É membro e coordenadora geral do Laboratório das Juventudes (LAJUS-UFC).Tem experiência nas áreas de Antropologia e Sociologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, cidade e redes sociais.


Isaac Furtado -  Cirurgião Plástico
Formadao em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, terminou sua pós-graduação no Serviço de Cirurgia Plástica do Prf. Ivo Pitanguy e PPUC-RJ. Desde 1999 é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.




Dra. Izabel C. Rios - FMUSP-USP
Médica e Doutora em Ciências pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), atua nas áreas de Humanidades Médicas e Humanização. Professora na Disciplina Medicina e Humanidades da graduação em Medicina da FMUSP. Pesquisadora do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. No Hospital das Clínicas da FMUSP, coordena o Núcleo Técnico de Humanização e Rede Humaniza FMUSPHC.








Jesus Irajacy Fernandes da Costa - Radiologia - UFC
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará(1988), mestrado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade Federal do Ceará(2001) e residencia-medicapela Universidade Federal do Ceará(1991). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Ceará.



Leônia Teixeira -  Psicologia e Psicanálise - UNIFOR
Possui Graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1988), Graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade de Fortaleza (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994-CAPES) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em co-tutela com a Universidade Paris Nord - Paris 13 (2001-CAPES) e Estágio Pós-Doutoral em Psicologia (CAPES) na Universidade Aberta de Lisboa, tendo como professor-colaborador Dra. Natália Ramos, no período de maio de 2009 a maio de 2010. Atualmente é professor Titular Tempo Integral da Universidade de Fortaleza, Bolsista de produtividade do CNPQ (nível 2), lecionando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Doutorado e Mestrado) e na Graduação em Psicologia, além de ser responsável por disciplinas em cursos de Especialização. Tem desenvolvido pesquisas nas área da Psicologia e da Psicanálise, com ênfase nos seguintes temas: Subjetividades contemporâneas, Psicanálise e Cultura, Psicanálise e práticas de saúde, saúde coletiva e saúde mental, corpo, interdisciplinaridade. Coordena o Projeto de Pesquisa "Psicanálise na interdisciplinaridade: interrogações sobre a teoria, a clínica e o social", ao qual estão vinculados os sub-projetos dos mestrandos, bolsistas e voluntários de Iniciação Científica e alunos de Iniciação à Docência. É membro da coordenação do "Laboratório de estudos e intervenções psicanalíticas na clínica e no social - LEIPCS" e vice-líder do Grupo de Pesquisa Sujeito, sociedade e contemporaneidade da Universidade de Fortaleza cadastrado na CAPES. É membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP "Dispositivos clínicos em Saúde Mental".

Peregrina Capelo - Antropologia - UFC
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1976) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e atualmente desenvolve projeto de pós-doutorado no Museu Nacional/UFRJ, sob a orientação do Prof. José Sérgio Leite Lopes. É Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Laboratório de Antropologia da Imagem - LAI-UFC. Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Antropologia Visual, com ênfase em Sociologia da Violência, Literatura, Sujetividade, Mitologia, Imagens e Gênero, e atuando principalmente nos seguintes temas: sertão do Ceará, violência e conflitos sociais, imaginário, história e lutas de família.


CONVIDADOS INSTITUCIONAIS 


Prof. Henry de Holanda Campos - Vice-Reitor da  UFC
Possui Doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1989). Atualmente é Professeur Associe - Université Paris-Descartes e Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: kidney transplantation, transplante renal, rejection prophylaxis, immunosuppression e hemodialise. Atualmente e Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará.



Prof. Henrique Sá - Vice-Reitor de Graduação da UNIFOR
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1992), Residência Médica em Pediatria (Hospital Walter Cantídio, UFC, 1995) e mestrado em Health Professions Education (MHPE) - University Of Illinois At Chicago (2001). Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Fortaleza onde atua como Vice-Reitor de Ensino de Graduação. Foi Coordenador de Planejamento e Avaliação do Curso de Medicina e membro da Assessoria Pedagógica do Centro de Ciências da Saúde entre 2004-2008. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Desenvolvimento Infantil, e na área de Educação para as Profissões da Saúde/Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem baseada em problemas, problem-based learning, educaçâo medica, avaliação de estudantes e programas educacionais, desenho de currículos e, no campo da pediatria, Clínica Pediátrica e Desenvolvimento Infantil.

Prof. Jose Luciano Bezerra Moreira - Diretor da Faculdade de Medicina-FAMED-UFC
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará(1973), mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo(1978), doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo(1982) e pós-doutorado pela University Of Manchester Institute Of Science And Tecnology(1989). Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO IV da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas:PLASMIDIOS R, RESISTENCIA A DROGAS, PROTEUS MIRABILIS.

Dr. Florentino Cardoso - Presidente do Complexo Hospitalar da UFC
Cirurgião geral e oncologista cirúrgico. Formado pela Universidade Federal do Ceará. Residência médica em Cirurgia Geral (Hospital de Ipanema - RJ) e Cirurgia Oncológica (INCA-RJ) e Mestrado em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. É especialista em Economia da Saúde (UECE) e em Capacitação Gerencial de Dirigentes Hospitalares (Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde - RS). Superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, que inclui o Hospital Universitário Wálter Cantídio (HUWC) e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC).Foi vice-presidente regional Norte-Nordeste da AMB de 2002 a 2008 e presidente da Associação Médica Cearense por três gestões, de 1999 a 2005 e 2008 a 2011. Foi Diretor de Saúde Pública da AMB, sendo também o representante da AMB na Comissão Nacional Pró-SUS. Atualmente é presidente da Associação Médica Brasileira. Casado, pai de três filhos, reside em Fortaleza-CE.

Prof. Luiz Roberto de Oliveira - Coordenador Geral do NUTEDS
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Medicina (Cirurgia Gastroenterológica) pela Universidade Federal Fluminense (1980) e doutorado em Bases Gerais da Cirurgia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990). Atualmente é coordenador da Câmara Técnica de Informática em saúde do CREMEC, médico do Hospital São Carlos e Professor Associado IV da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, atuando também nas seguintes áreas: tecnologia da informação em saúde, informática médica, telessaúde, telemedicina e EaD online para a saúde. Coordena o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/UFC). Coordena o Núcleo Técnico Científico do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes e da Universidade Aberta do SUS do Ministério da Saúde, no Ceará.

Neile Torres
Possui graduação em pela Universidade Federal do Ceará (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1984), mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (1989) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (1993). Atualmente é prof. adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Imunologia e em Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, aprendizagem baseada em problemas, estudantes de medicina, educação médica e mudança curricular.

Prof. Sulivan Bastos Mota - Presidente da SAMEAC
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará(1976), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Justiniano de Serpa(1965) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Castelo Branco(1968). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.







Nenhum comentário:

Postar um comentário