1º Colóquio sobre HUMANIDADES MÉDICAS/FAMED-UFC/UNIFOR

Sábado, 26 de outubro/2013, das 8h30 às 15h30
Local: Auditório da SOCEP (Sociedade Cearense de Pediatria. Rua Maria Tomásia, 701. Aldeota. Fone: 3261-5849)
O I Colóquio sobre Humanidades Médicas é um evento organizado pelo Grupo HumanAmigos de Humanidades Médicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Participam também da iniciativa: o Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa da Infância do Departamento de Saúde Materno-Infantil-FAMED/UFC; o Projeto de Vivência da Relação Médico-Paciente (PROVIMP); o Núcleo de Desenvolvimento da Educação Médica (NUDEM); Instituto da Primeira Infância (IPREDE) e o Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS).
Localize-se!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

HUMANIDADES MÉDICAS: para quê?!

HUMANIDADES MÉDICAS: para quê?!
por Álvaro J Madeiro Leite

[...]
A medicina é uma profissão ambivalente. Triunfa e fracassa. Encanta e desencanta. Tem sido uma profissão angustiada pela premência dos nossos tempos; tempos de subjetividades sem referenciais, tempos sociais sem decência e civilidade, tempos de decepção. Tempos de questionamentos da eficácia dos processos pedagógicos, tempos de substituição da relação médico-paciente para uma relação de laços e vínculos frágeis instituição-paciente.

Como fazer frente aos desgastes por qual passa a medicina e seus médicos, compreendendo os nexos existentes entre os aspectos essenciais da sociedade contemporânea e a formação integral dos médicos?

A medicina, talvez seja a profissão que requer mais insistentemente uma dimensão atemporal, a-histórica do homem: quem sente ou vê o chão se esvair por franca ameaça de uma doença sempre desejará encontrar a proximidade do olhar, da escuta, dos bons gestos de um médico. Os desejáveis gestos!!! Um médico de sempre. “Estar nas mãos dos médicos”, muitas vezes representa a esperança do sopro de vida.

Mas hoje muito se fala da impossibilidade temporal e histórica desses gestos! Da existência desse médico.

A proposta desse Colóquio é ajudar a encontrar os cacos que conformem, com o desejo e trabalho de muitos, o mosaico para uma medicina atenta à sua complexa vocação humanista[...]



Nenhum comentário:

Postar um comentário